Se adorar é nossa responsabilidade por saber quem Deus é e pelo o que Ele faz, nós não deveríamos realmente saber quem Ele é e o que Ele tem feito? Nós, primeiramente, precisamos ter provado no mínimo um “flerte” do Criador. Sendo assim, como Deus tem se revelado a nós? Duas razoavelmente amplas definições existem dentro do Cristianismo as quais tentam capturar este mistério: A Revelação Geral e A Revelação Específica.
Revelação Geral é:
“Deus se auto-manifestou através da natureza, história, e no interior do ser humano.” (Erickson, Christian Theology, p. 154).
Aqui está uma clássica passagem que muitos usam para apoiar este tipo de revelação…
Romanos 1.19-20 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.
Provavelmente, muitas pessoas têm que experimentar desse glorioso cenário, um lindo pôr-do-sol, as calmas ondas do mar ou algo similar da natureza, sabendo que isso não pode ser um mero acidente, mas o trabalho de um Criador tão grandioso que nossa reação apropriada para este cenário é simplesmente dizer, “Meu Deus!” No entanto, aí está um brilhante argumento: a humanidade sem remissão não pode ver o Criador na criação, simplesmente porque está no seu estado de queda. Aí está também outro brilhante argumento: “A humanidade não têm desculpa”. Não darei nenhuma resposta aqui, mas deste ponto pularei para o outro tipo de revelação.
A Revelação específica é:
“O conhecimento de Deus e do senso cristão é o resultado de um evento que tomou lugar uma vez e para todas as vezes. O Verbo se fez carne.” (Gollwitzer, Karl Barth Church Dogmatics uma seleção com introdução, pag. 38).
Hebreus 1.1-2 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Deus revelou-se através da história, através de determinadas pessoas e de determinados atos. Em particular, revelou-se a Si mesmo para um povo – os Judeus – através de sua constante intervenção, dando-lhes Sua lei. Talvez, para os judeus o maior significado de todos esses atos encontra-se no livro de Êxodo – o resgate de seu povo escravo no Egito para uma nova e prometida terra. Mas, finalmente, Ele se revelou pela encarnação de Jesus Cristo – Emanuel – Deus conosco.
Portanto:
Eu procurei escrever uma música. Procurei dar voz a Geral e a Específica Revelação e escrevi em meio a esta tensão. Dar voz a ambos, mas não de uma forma elaborada. Não procurei discutir teologia, eu mencionei, olhei a natureza e disse “Meu Deus!”. Porque eu vi o Criador na natureza. Eu olho para os céus escuros com brilhantes pontos de luz, e penso que noites com estrelas, algumas vezes parecem zumbidos com palavras de seu Criador. Você pode sentir o luar em sua pele se você realmente prestar atenção em uma noite de primavera, um toque de lembrança que o sol estará brilhando apenas com o bilho de mais um amanhecer vindouro.
Brilhantes gotas de chuva que cantam Seu nome de todas as formas em sua jornada da nuvem para a terra. E no verão você pode sentir a grama debaixo dos seus pés, se você realmente estiver descalço! É a vida tomando raiz… …e Jesus… eu O conheço! Eu posso dizer que o Deus que criou tudo é o Unico que veio e o Unico que eu chamo de Amigo. O Unico que a presença está aqui e é acessível. O único que me resgatou e que me mantém resgatado. Este é o mistério – esta majestade é a única que é próxima. E ele chega perto com toda essa Sua glória e… abraça-nos.
Renda-se à divisão entre nós e Ele. Se você realmente prestar atenção Sua proximidade pode deixá-lo sem ar. Nada para discutir, nenhuma palavra é adequada. Apenas se perca no mistério do Seu amor. Em Seu majestoso resgate.
Salmo 104:1-2; Colossenses 1:26-28; Hebreus 4:12-14; 1 Crônicas 16:26-28; 1 Crônicas 29:10-12; Isaías 2:10; Efésios 3:3-5; Efésios 6:19; Colossenses 1:26-28
David Crowder é músico guitarrista e vocal na David Crowder Band, além de pastor.
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